"É uma honra poder tocar no mesmo palco que Tom Morello e John 5", diz Isa Nielsen - #VamosMusicalizar

"É uma honra poder tocar no mesmo palco que Tom Morello e John 5", diz Isa Nielsen


 O #VamosMusicalizar entrevistou a guitarrista Isa Nielsen, ex-integrante das bandas Volkana e Detonator e que, hoje, segue com seu projeto solo. A dinamarquesa-brasileira é atração do Samsung Best of Blues, ao lado de Tom Morello, John 5 e Camarones Orquestra Guitarrística. Muito atenciosa e simpática, Isa falou sobre as expectativas em relação ao evento, como é ser mulher em um cenário predominantemente masculino e que não tem pretensões de deixar o Brasil tão cedo.


Barbara Lopes: Considerando toda a sua trajetória profissional e a referência que você é com tão pouca idade, como é ser guitarrista e mulher no Brasil?

Isa Nielsen: Muitas vezes eu já passei por dificuldades, no começo, foi um pouco mais complicado, porque eu era jovem, ainda estava aprendendo e tinham menos mulheres ainda, mas agora eu estou vendo que tem muita mulher tocando guitarra. Teve até uma pesquisa que o próprio Steve Vai me falou, que a Guitar Center vendeu mais guitarra para mulheres do que pra homens no ano de 2016, acho.

Às vezes tem alguns “poréns”, mas é meio complexo de explicar (risos). Por exemplo, o que me incomoda é falarem que você conseguiu alguma coisa ou que tem fama porque é mulher, e na minha opinião, não tem nada a ver.

Fora isso, tem muitos fãs maravilhosos, muita gente apoiando e devo muito a eles.

Barbara Lopes: Em um cenário predominantemente masculino, quais obstáculos você enxerga nessa profissão sendo mulher? Você pensa que ainda tem muita subestimação e preconceito?

Isa Nielsen: Eu acho que tem sim, mas fica meio subliminar, porque nos tempos de hoje qualquer tipo de preconceito é muito mal visto, né? Mas, foi o que te falei, é de você estar fazendo sucesso e alguns homens acharem que é injusto só porque é bonita, porque é mulher, porque é loira, e não leva em consideração tudo o que a pessoa batalhou para chegar onde está... São vários fatores.

Barbara Lopes: Você é uma das atrações do Samsung Best of Blues, ao lado de dois outros guitarristas influentes – Tom Morello e John 5. Como é isso para você? Quais são as suas expectativas?

Isa Nielsen: Ah, é uma grande honra! Eu admiro muito eles, sou muito fã mesmo e pra mim é uma super realização! Eu estou muito feliz, eu acho que vai ser maravilhoso, vai ser fantástico e é um momento muito importante pra mim!

Barbara Lopes: Você vai tocar alguma música inédita do seu EP neste evento? O que os fãs podem esperar?

Isa Nielsen: Vou! Inclusive, vai ser a primeira vez que eu vou tocá-la ao vivo, então vai ser bem especial mesmo! Ela está para ser lançada nesse meio tempo.

Barbara Lopes: Como foi tocar com a Volkana, uma banda que faz parte do metal nacional?

Isa Nielsen: É muito engraçado, porque, quando eu era novinha, adolescente, estava começando, eu via na revista sobre a Volkana e eu pensava “nossa, deve ser bem legal tocar nessa banda [...]” e aí passei um tempo tocando com ela, as meninas são muito legais, são muito pra cima, é metal de verdade, rock n’ roll de verdade! É o que eu sinto, essa autenticidade e as músicas são muito boas, são composições que eu curto muito. Sou fã e sou bem feliz por ter feito parte da banda!

Barbara Lopes: Qual é a sua relação atual com a Europa? Você pensa em voltar para a Dinamarca?

Isa Nielsen: Não, não penso, porque eu já estou bem estruturada no Brasil, eu gosto de morar aqui. Talvez um dia eu vá morar em outro lugar, talvez Inglaterra, nos Estados Unidos, mas eu não me vejo morando na Dinamarca, porque eu estou acostumada a um lugar muito grande, tipo São Paulo, cidade grande. Então teria que ser cidade grande, tipo Londres. Eu penso em mudar sim, talvez não definitivamente, talvez passar um tempo fora. Mas não é nada que tenho planejado, ainda.

Barbara Lopes: O que você tem escutado ultimamente? Quais são suas influências no momento?

Isa Nielsen: Eu escuto muita coisa variada. Para esse meu single que vai sair, eu tenho escutado bastante Rival Sons, é meio na mesma vibe. Continuo ouvindo os clássicos de sempre que adoro, como Motörhead. Mas também tenho ouvido muito meu repertório, ouvido muito a Volkana também (risos). Continuo ouvindo os clássicos, Led Zeppelin que adoro, Guns N’ Roses, Black Sabbath.

Barbara Lopes: Você tem algum álbum preferido?

Isa Nielsen: Eu gosto muito do Get a Grip, do Aerosmith. Rust in Peace, do Megadeth, adoro! Wages of Sin, do Arch Enemy, Heartwork do Carcass. E todos do Led Zeppelin, vários do Black Sabbath, adoro!

Barbara Lopes: Você é quem escolhe suas roupas de palco? Quais seus critérios e referências para o outfit?

Isa Nielsen: Desde a adolescência, quando eu comecei a gostar de rock e metal, eu já vinha procurando as roupas mais legais, e conforme eu fui tendo os shows, eu ia sempre procurando uma roupa, vendo o que ficava melhor no meu corpo. Atualmente, eu tenho uma personal stylist que me ajuda, antigamente eu tinha minhas amigas, né?! A Natália também, que foi minha maquiadora várias vezes, uma outra amiga que entende bem de moda. Eu vejo as peças, eu monto muita coisa do meu gosto, coisas que eu fui aprendendo que funciona ao longo da minha estrada, fui testando várias roupas. Por exemplo, ontem eu coloquei uma roupa que foi meio que um “piloto”, eu coloquei pra ver como ficava, então já vi as fotos, já vi o que precisa mudar, se precisa mudar uma blusa, se precisa mudar uma jaqueta. Então eu estou sempre vendo isso pra aprimorar, porque é uma coisa que eu adoro!

Pro Samsung eu estou preparando um look bem impactante, estou fazendo o meu melhor!

Barbara Lopes: Com quem você gostaria de fazer uma “parceria”? No sentido de qualquer tipo de interação musical.

Isa Nielsen: Só de tocar no mesmo festival do Tom Morello e John 5 já estou muito feliz, é uma honra muito grande! Eu já toquei com o Steve Vai, gostaria de fazer uma parceria com ele, eu sou muito fã, e também sou muito fã do Zakk Wylde e Yngwie Malmsteen, seria surreal fazer alguma coisa com eles! E sem esquecer o Slash!

Barbara Lopes: Você gostaria de deixar um recado para seus fãs?

Isa Nielsen: Eu quero falar que eu conto muito com a presença de todos, vai ser muito legal, vai ser uma energia muito boa, alto astral muito bom e gratidão pelo carinho de todo mundo! Vejo todo mundo lá!

SERVIÇO SAMSUNG BEST OF BLUES
Image may contain: 6 people, people smiling, text
Porto Alegre
Sábado, dia 15 de setembro de 2018, a partir das 18h
Anfiteatro Pôr do Sol - Av. Edvaldo Pereira Paiva, s/n°

São Paulo
Domingo, dia 16 de setembro de 2018, a partir das 18h
Auditório Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, s/n°

Language | Idioma

English Spain