Entrevista por: Luiz Ferreira
A banda de Power Metal sueca, Sabaton, toca em Belo Horizonte no dia 28 de outubro, como parte de sua nova turnê sul-americana, divulgando o álbum The Last Stand (2016).
Mas, antes dos suecos desembarcarem no Brasil, o #VamosMusicalizar fez uma entrevista exclusiva com o vocalista do Sabaton, Joakim Bróden. Confira:
#VAMOSMUSICALIZAR: OUVINDO O SOM DA BANDA, O QUE EU PERCEBO NOS VOCAIS SÃO MÚSICAS COM MUITA INTENSIDADE NAS LETRAS E NO SOM, COMO SE FOSSE UM SOLDADO TENTANDO LUGAR E SOBREVIVER PARA CONTAR E COMPARTILHAR O TERROR VIVIDO NO CAMPO DE BATALHA, HÁ CERTA RAZÃO NESSE PONTO DE VISTA?
JOAKIM BRÓDEN: Terror não é a real intenção que queremos transmitir, e sim retratar os fatos que, de alguma forma, existiriam da forma mais transparente possível, muita coisa é abordada nesse contexto. Não há razão para temer.
#VM: UMA DAS COISAS QUE PERCEBO NO METAL ATUALMENTE SÃO PESSOAS QUE NÃO SE IMPORTAM TANTO COM COMO A VOZ SOA OU EM APONTAR NA “DIREÇÃO CERTA”, MAS SIM COM A MENSAGEM POR TRÁS DA FALA. O QUE VOCÊ ACHA DESSA GALERA QUE SÓ QUER ESTAR NO JOGO?
J.B.: Tentamos apenas compartilhar os fatos e deixamos que as pessoas tomem as suas convicções. Não queremos limitar a interpretação de ninguém, até porque tudo envolve inúmeros pontos de vista diferentes e cada um com sua razão. Não acho correto dizer o que é certo ou
errado.
#VM: NO BRASIL, AINDA EXISTEM INÚMEROS HERÓIS DESCONHECIDOS E BOAS COISAS QUE DEVERÍAMOS SABER, ENTRETANTO, FOMOS EDUCADOS PARA IGNORAR E APAGAR PARTE DO NOSSO CONTEXTO E GLORIFICAR FALSAS E FORJADAS EVIDÊNCIAS. VOCÊ ACHA QUE É REALMENTE MAIS CONVENIENTE PARA ELES CONTAR APENAS UM LADO DA HISTÓRIA?
J.B.: Com certeza é muito mais conveniente, até mesmo por uma questão de controle, tudo fica mais fácil quando há apenas um lado para ser revelado e explorado. Não abre nem margem para discussões.
![]() |
Crédito: Nuclear Blast |
#VM: LEMBRO DA PRIMEIRA VEZ QUE FUI APRESENTADO À BANDA, ATRAVÉS DA “CROSSING SNAKES”, NA MESMA HORA EU LEMBREI QUE MUITOS AQUI ATRIBUEM QUE O BRASIL TEVE UM PAPEL POUCO RELEVANTE E COM POUCO DESTAQUE NAQUELA CAMPANHA, ATRIBUINDO-OS APENAS COMO NÚMEROS E ESTATÍSTICAS VOCÊ ACHA QUE É A FALTA DE VALORIZAR ESSES ATOS HISTÓRICOS, POR MENORES QUE SEJAM, NÃO AJUDAM O PAÍS A SE DESENVOLVER HISTORICAMENTE?
J.B.: Esse tipo de coisa acontece em toda a parte do mundo, muitos porque realmente não conhecem dos fatos e outros porque preferem a coisa como está. Eu não sei, mas eu acho que a história deve ser sempre contada como realmente aconteceu, com todos os detalhes dela.
#VM: ABRIMOS ESPAÇO PARA QUE OS FÃS DA BANDA PUDESSESM NOS ENVIAR ALGUMA PERGUNTA OU CURIOSIDADE, E NOS CHEGARAM À SEGUINTE QUESTÃO: DE ONDE VEIO A INSPIRAÇÃO NO NOVO ÁLBUM, PARA ADICIONAREM OS SONS DE TIROS NO LUGAR DA BATERIA EM “THE LOST BATTALION”?
J.B.: Legal… Bom, tudo aconteceu de forma natural, não foi nada de caso pensado. Testamos ver no que dava colocar tais efeitos e concordamos que encaixava bem com o que a música e letra pedia, mas foi algo absolutamente espontâneo. Nada muito combinado.
#VM: A TURNÊ PELA AMÉRICA DO SUL VAI COMEÇAR AQUI NO BRASIL, MAS NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE A BANDA SE APRESENTA POR AQUI. O QUE VOCÊ ACHOU DO PÚBLICO BRASILEIRO? SOMOS BONS “BROTHERS IN ARMS”? (RISOS)
J.B.: Cara, vocês são absolutamente insanos, e participam do show a todo momento, é algo realmente incrível, e estamos felizes por estar aqui novamente.
#VM: O PRÓXIMO PASSO DA TURNÊ É BELO HORIZONTE. QUE TIPO DE SET VOCÊS ESTÃO PREPARANDO PARA O SHOW DE GRANDE DIVULGAÇÃO DO NOVO ÁLBUM “THE LAST STAND”?
J.B.: Então, vai ser um repertório permeado de clássicos de todos os anos da banda, e também algumas do mais novo disco, vamos tentar equilibrar o set, para ninguém sair insatisfeito!
CONFIRA AS DATAS DA TURNÊ DO SABATON PELO BRASIL:
28/10 – Belo Horizonte/MG – A Autêntica
29/10 – São Paulo/SP – Via Marques
30/10 – Rio de Janeiro/RJ – Circo Voador
01/11 – Limeira/SP – Bar da Montanha
02/11 – Porto Alegre/RS – Opinião Bar
03/11 – Curitiba/PR – Music Hall
#VamosMusicalizar
não vejo a hora de ir pra BH!!!