Language | Idioma

English Spain

ENTREVISTA: JOAKIM BRÓDEN (SABATON)

Entrevista por: Luiz Ferreira

A banda de Power Metal sueca, Sabaton, toca em Belo Horizonte no dia 28 de outubro, como parte de sua nova turnê sul-americana, divulgando o álbum The Last Stand (2016).

Mas, antes dos suecos de­sembarcarem no Brasil, o #Va­mosMusicalizar fez uma entre­vista exclusiva com o vocalista do Sabaton, Joakim Bróden. Confira:

#VAMOSMUSICALIZAR: OU­VINDO O SOM DA BANDA, O QUE EU PERCEBO NOS VO­CAIS SÃO MÚSICAS COM MUITA INTENSIDADE NAS LETRAS E NO SOM, COMO SE FOSSE UM SOLDADO TEN­TANDO LUGAR E SOBREVIVER PARA CONTAR E COMPAR­TILHAR O TERROR VIVIDO NO CAMPO DE BATALHA, HÁ CERTA RAZÃO NESSE PONTO DE VISTA?

JOAKIM BRÓDEN: Terror não é a real intenção que queremos transmitir, e sim retratar os fatos que, de alguma forma, existiriam da forma mais transparente possível, muita coisa é abordada nesse contexto. Não há razão para temer.

#VM: UMA DAS COISAS QUE PERCEBO NO METAL ATUAL­MENTE SÃO PESSOAS QUE NÃO SE IMPORTAM TANTO COM COMO A VOZ SOA OU EM APONTAR NA “DIREÇÃO CERTA”, MAS SIM COM A MENSAGEM POR TRÁS DA FALA. O QUE VOCÊ ACHA DESSA GALERA QUE SÓ QUER ESTAR NO JOGO?

J.B.: Tentamos apenas compar­tilhar os fatos e deixamos que as pessoas tomem as suas con­vicções. Não queremos limitar a interpretação de ninguém, até porque tudo envolve inúmeros pontos de vista diferentes e cada um com sua razão. Não acho correto dizer o que é certo ou
errado.

#VM: NO BRASIL, AINDA EXISTEM INÚMEROS HERÓIS DESCONHECIDOS E BOAS COISAS QUE DEVERÍAMOS SABER, ENTRETANTO, FOMOS EDUCADOS PARA IGNORAR E APAGAR PARTE DO NOSSO CONTEXTO E GLORIFICAR FALSAS E FORJADAS EVI­DÊNCIAS. VOCÊ ACHA QUE É REALMENTE MAIS CONVE­NIENTE PARA ELES CONTAR APENAS UM LADO DA HIS­TÓRIA?

J.B.: Com certeza é muito mais conveniente, até mesmo por uma questão de controle, tudo fica mais fácil quando há apenas um lado para ser revelado e explora­do. Não abre nem margem para discussões.

Crédito: Nuclear Blast
#VM: LEMBRO DA PRIMEIRA VEZ QUE FUI APRESENTADO À BANDA, ATRAVÉS DA “CROS­SING SNAKES”, NA MESMA HORA EU LEMBREI QUE MUI­TOS AQUI ATRIBUEM QUE O BRASIL TEVE UM PAPEL POUCO RELEVANTE E COM POUCO DESTAQUE NAQUELA CAMPANHA, ATRIBUINDO­-OS APENAS COMO NÚMEROS E ESTATÍSTICAS VOCÊ ACHA QUE É A FALTA DE VALORIZAR ESSES ATOS HISTÓRICOS, POR MENORES QUE SEJAM, NÃO AJUDAM O PAÍS A SE DESENVOLVER HISTORICA­MENTE?

J.B.: Esse tipo de coisa aconte­ce em toda a parte do mundo, muitos porque realmente não conhecem dos fatos e outros por­que preferem a coisa como está. Eu não sei, mas eu acho que a história deve ser sempre contada como realmente aconteceu, com todos os detalhes dela.

#VM: ABRIMOS ESPAÇO PARA QUE OS FÃS DA BANDA PU­DESSESM NOS ENVIAR AL­GUMA PERGUNTA OU CURIO­SIDADE, E NOS CHEGARAM À SEGUINTE QUESTÃO: DE ONDE VEIO A INSPIRAÇÃO NO NOVO ÁLBUM, PARA ADI­CIONAREM OS SONS DE TI­ROS NO LUGAR DA BATERIA EM "THE LOST BATTALION”?

J.B.: Legal... Bom, tudo acon­teceu de forma natural, não foi nada de caso pensado. Testamos ver no que dava colocar tais efei­tos e concordamos que encaixava bem com o que a música e letra pedia, mas foi algo absoluta­mente espontâneo. Nada muito combinado.

#VM: A TURNÊ PELA AMÉ­RICA DO SUL VAI COMEÇAR AQUI NO BRASIL, MAS NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE A BANDA SE APRESENTA POR AQUI. O QUE VOCÊ ACHOU DO PÚBLICO BRASILEIRO? SOMOS BONS “BROTHERS IN ARMS”? (RISOS)

J.B.: Cara, vocês são absoluta­mente insanos, e participam do show a todo momento, é algo realmente incrível, e estamos felizes por estar aqui novamente.

#VM: O PRÓXIMO PASSO DA TURNÊ É BELO HORIZONTE. QUE TIPO DE SET VOCÊS ES­TÃO PREPARANDO PARA O SHOW DE GRANDE DIVULGA­ÇÃO DO NOVO ÁLBUM “THE LAST STAND”?

J.B.: Então, vai ser um repertório permeado de clássicos de todos os anos da banda, e também algumas do mais novo disco, va­mos tentar equilibrar o set, para ninguém sair insatisfeito!

CONFIRA AS DATAS DA TURNÊ DO SABATON PELO BRASIL:

28/10 – Belo Horizonte/MG – A Autêntica
29/10 – São Paulo/SP – Via Marques
30/10 – Rio de Janeiro/RJ – Circo Voador
01/11 – Limeira/SP – Bar da Montanha
02/11 – Porto Alegre/RS – Opinião Bar
03/11 – Curitiba/PR – Music Hall


#VamosMusicalizar
Anterior
Próximo »
1 Comentar
avatar

não vejo a hora de ir pra BH!!!

Balas